5 dicas para conciliar o trabalho com a pós-graduação

Fazer pós-graduação pode ser uma excelente maneira de alavancar a carreira profissional, receber um aumento no salário ou até mesmo ter um currículo de maior “peso” no mercado.

Mesmo assim, há quem desista dessa ideia pois acredita não ser possível conciliar o trabalho com as exigências da pós-graduação. Já outros, procuram organizar seu tempo a fim de adquirir a capacitação que essa etapa de aprendizagem propicia, mas isso não é tarefa fácil, todos nós sabemos.

A pergunta, então, é: “o que preciso saber para conseguir conciliar as tarefas e ter êxito nessa etapa da vida?”.

Apresentaremos algumas dicas e conceitos importantes que podem ajudar nesta empreitada.
 

1. Organize seu tempo

“Com ordem e tempo, acha-se o segredo para fazer tudo e bem feito.” – Pitágoras

O tempo, cujo valor é tanto mais estimável quanto mais se compreende sua importância na vida, é um dos agentes mais intrínsecos ao desenvolvimento de qualquer aptidão de um ser.

Quando temos que lidar com o trabalho e a pós-graduação, é necessário que o tempo seja rico em rendimento. Mas como aproveitar melhor o tempo e conseguir fazer tudo?

Nossa dica é que, depois das tarefas habituais, você reserve um momento para pensar e planejar o que será feito no dia seguinte.

Começar a fazer isso na prática é simples, basta produzir uma lista de seus afazeres, como uma to do list, pois isso lhe permitirá ter mais ordem e disciplina nas tarefas. Mas é importante que essa programação seja feita de modo que, pelas manhãs, ao começar o labor, os pensamentos estejam prontos para as atividades.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Ao se preparar para melhorar o seu rendimento e produtividade, é preciso tomar cuidado com a procrastinação, ou seja, a ideia de que é melhor deixar para depois o que pode ser feito agora.

Quando procrastina, o indivíduo, em vez de se ocupar realizando determinada tarefa, posterga-a sempre, deixando para começá-la em um amanhã que, muitas vezes, demora a chegar ou nunca chega. Com essa atitude, a preocupação com objetivos não concretizados aumenta com o passar do tempo, tomando um espaço mental muito grande e, por fim, debilitando a vontade para a execução de outras atividades.
 

2. Se esforce para manter o foco e a atenção

“A sorte não existe. Aquilo que a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores.” – Winston Churchill

O esforço é um fator indispensável em todas as realizações a que uma pessoa se proponha. Por esse motivo, deve ser sempre empreendido da maneira mais inteligente.

E você pode direcionar melhor seus esforços com um exercício de concentração. Por exemplo: quando estiver realizando uma atividade, foque todos os seus pensamentos nessa atividade.

É comum algumas pessoas, quando estão no trabalho, passem o tempo pensando nas atividades da pós-graduação e, depois, momento em que de fato possuem tempo para os estudos, voltem sua mente para o trabalho. Isso é natural, uma vez que em muitos casos os assuntos são correlatos. O problema é quando estão em uma destas atividades, mas a mente está ocupada em distrações que não contribuem para seu desenvolvimento. Quantas horas de estudo ou de trabalho que não são perdidas no celular ou nas redes sociais?

Por isso, na hora de conciliar o trabalho com a pós-graduação, é fundamental separar a hora de cada atividade, para que uma não venha atrapalhar a outra.

Outra dica para conseguir se concentrar melhor nas suas atividades é evitar oscilações no tempo em que dorme. Por exemplo, dormir 8 horas em um dia e 4 horas no dia seguinte fará com que fique em um estado de menor equilíbrio.
 

3. Seja disciplinado e mantenha a constância em seus esforços

“A constância no empenho é a força que afasta as dificuldades e tudo quanto se opõe a vontade.” – Carlos Bernardo González Pecotche

A indisciplina é uma falha que debilita consideravelmente os propósitos perseguidos, diminuindo o entusiasmo que provavelmente incitou seu início.

É sabido que aquilo que se começa hoje e se abandona amanhã conduz a estados psicológicos de permanente insatisfação. É necessário, então, perseverar, pois toda ideia, para projetar-se na realidade física, requer necessariamente o auspício dessa força para alcançar seu desenvolvimento e consolidação.

Ademais, sempre que possível, mantenha uma alimentação saudável. Sabe-se que uma alimentação equilibrada previne doenças, aumenta a energia, reduz o cansaço e produz muitos outros benefícios. Isso será um fator de grande importância para a concretização do objetivo almejado.
 

4. Seja paciente, mas não fique esperando que os problemas se resolvam por si

“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.” – Isaac Newton

A paciência é necessária, pois sabemos que é um dos agentes que intervém na realização de qualquer atividade e acompanha o indivíduo até o resultado final. Ela é a energia que sustém o esforço durante a empreitada.

Outro ponto digno de nota é que, por meio da paciência, cria-se o estímulo para resistir aos obstáculos e perseverar.

Vale ressaltar que nunca é benigna a paciência passiva, isto é, aquela em que a pessoa se limita a esperar que as coisas se resolvam por si, quando na realidade devem ser resolvidas pelo próprio esforço. No início da elaboração de uma tese, muitas vezes se quer apressar ao tempo, esquecendo-se que durante todo o processo muitos elementos podem surgir para enriquecer o trabalho.

Há de se preparar para essa nova etapa para conciliar o trabalho e a pós-graduação com muita consciência do que está por vir. Será necessário um grande esforço e agir com paciência e sabedoria, tendo que deixar algumas vezes a zona de conforto de lado e sim, fazer alguns sacrifícios.
 

5. Não tenha medo de pedir ajuda para o projeto da pós-graduação

“Tornamos nosso mundo significativo pela coragem de nossas perguntas e pela profundidade de nossas respostas.” – Carl Sagan

Sabe-se que muitos podem mais que um, quando se unem os esforços e conhecimentos. Pedir a colaboração do orientador ou de outros colegas do departamento, muitas vezes pode ser a chave para vencer um obstáculo. A falta de experiência, ou o fato de observar o problema sempre do mesmo ponto de vista, em alguns casos pode ocultar uma solução que talvez seja evidente para o outro.

E, se algo está além do seu alcance, saiba entender o momento e não hesite em pedir ajuda ou contratar um serviço especializado. A ABG Consultoria Estatística, por exemplo, oferece soluções em estatística aplicada que vão desde o planejamento da pesquisa até a coleta e análise dos dados. Além de poupar tempo, se pode adquirir de forma precisa o conhecimento necessário para o projeto.

“Procurei a ABG consultoria para me auxiliar na análise dos dados de um trabalho que desenvolvi para o mestrado. As variáveis que estudei eram complexas por serem múltiplas, inter-relacionadas e se distribuírem em um longo período de tempo de modo que a elas não se aplicavam os testes convencionais e eu não fazia ideia de qual a melhor forma de analisá-las.

A ABG Consultoria me ofereceu um suporte de altíssimo nível, com reuniões pré análise para discutirmos as questões teóricas essenciais ao raciocínio estatístico e troca de informações frequentes durante a execução dos testes para verificarmos a pertinência dos dados obtidos.

No final, recebi um relatório impecável com as tabelas de resultados formatadas e os testes descritos em detalhes. Um trabalho de excelente qualidade e, como bônus, conhecimento extra em estatística. Altamente recomendável!”

Dra. Eliane C. S. Soares
Anestesiologia – CRMMG 34233

Saiba mais: Conheça as soluções da ABG Consultoria Estatística para produção científica

A ideia deste artigo surgiu a partir dos inúmeros relatos de clientes que apresentam essa dificuldade em conciliar o trabalho e a pós-graduação. Semanalmente, publicamos artigos, dicas e notícias sobre análise e modelagem estatística. Não deixe de se inscrever para receber nossas futuras publicações.

Artigo desenvolvido com a colaboração de Felipe Calaça.


Gostou deste conteúdo?
Informe-se por meio da nossa newsletter!

Qual é o seu nome?
Preencha seu melhor email!
Oper - Estatística e Data Science

A Oper auxilia pesquisadores e empresas a extrair valor de seus dados, convertendo-os em conhecimento para a tomada de decisão.
Possibilitamos que as pessoas possam entender o que os dados querem dizer, pensar a partir do cenário por eles apresentado e se orientar na direção de melhores resultados.


Telefone: +55 31 2516-0068
Email: contato@operdata.com.br
Endereço: Av. Bias Fortes, 349, 302
Lourdes, Belo Horizonte - MG
CEP: 30170-011